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Coaching nunca foi moda, sempre foi avanço
16
Jul
2021
Como o Processo de Coaching Pode Transformar Potencial em Resultados




O coaching é uma responsabilidade de peso para todos os gestores, como pode ser também um grande desafio para muitas pessoas. Os gestores precisam ser capazes de manter os padrões de desempenho, certificar-se de que os colaboradores estão seguindo as políticas e os procedimentos adequados, e superar metas individuais e de equipe através do trabalho de seus colaboradores.

Compreenda como ocorre a transformação através dos 7 passos do processo de coaching.

Primeiro Passo: Identificar a Oportunidade
 
Existem cinco maneiras de identificar oportunidades.
Você identifica uma oportunidade para outra pessoa;
Um indivíduo identifica uma oportunidade para si mesmo;
Um cliente, fornecedor ou outra pessoa de fora identifica uma oportunidade;
Você identifica novas competências necessárias dentro de sua equipe;
Uma situação cria uma oportunidade. 
Essas oportunidades diferentes podem surgir devido à uma nova necessidade ou ao assumir um novo emprego, um projeto que requer uma nova habilidade, ou podem sair de uma avaliação de desempenho ou ser identificados depois que um erro ocorre.
 
Múltiplas oportunidades surgem para as pessoas em sua equipe, e é o seu trabalho como gerente priorizar essas necessidades para evitar que as pessoas em sua equipe fiquem sobrecarregadas com as possibilidades.
 
Anote algumas oportunidades que você vê para si mesmo ou para os outros, em seu local de trabalho. É a pessoa certa para apontar essas necessidades? Qual é a melhor maneira de fazer isso?
 
Segundo Passo: Imaginar o resultado desejado
 
Uma vez que a oportunidade é identificada, é importante tomar o tempo e identificar como será o resultado uma vez que a lacuna seja preenchida. Muitas pessoas pulam ou não desenvolvem plenamente este passo, o que pode levar à confusão, incompreensão e frustração para todos.
 
Um dos conceitos mais importantes do coaching é ter uma visão ou objetivo final em mente. Sem isso, as pessoas podem perdem de vista a importância de fazer as mudanças necessárias. Como criar esta imagem do que é possível é o componente central desta etapa do processo de coaching.
 
As pessoas com uma visão clara do resultado final do treinamento tendem a se mover nessa direção mais rapidamente do que aqueles que não a possuem. É fundamental que tanto o gestor e a pessoa da equipe tomem para si a meta. Sem esse sentimento de posse, ambos podem perder a motivação. Focamos mais em motivação e comprar a ideia na próxima etapa do processo, mas é aqui que a direção e motivação realmente começam.
 
Terceiro Passo: Estabelecer as atitudes certas
 
O quão bem você conhece a sua equipe, pode determinar a rapidez em reconhecer que possue a pessoa certa para o trabalho certo, e é capaz de avaliar a motivação dela. Esta etapa é uma parte crítica do processo do coaching eficaz. Sem ele, você gasta uma grande parte do seu tempo apenas para superar a resistência.
 
É comum ouvirmos que as pessoas resistem à mudança. Não é verdade. As pessoas resistem quando:
- Não conseguem ver a necessidade;
- Não querem fazê-lo;
- Acreditam que a mudança não é possível para eles. 
Nesta etapa, você deve se concentrar em algumas das habilidades necessárias para reduzir a resistência e se movimentar através do processo de coaching com menos atrito. Essas habilidades são: Liderança; Comunicação; Construir a confiança e; Obter o compromisso ao invés de obediência. 

Quarto Passo: Fornecer recursos
 
Para um processo de coaching ser bem sucedido, é importante que os recursos apropriados estejam disponíveis. Isto inclui o tempo e, mais importante, o compromisso pessoal para o sucesso de todos. Outros recursos podem incluir dinheiro, equipamento, formação, informação e aumentar nível de apoio.
 
Certifique-se que os recursos apropriados estão em vigor e disponíveis. Nada é tão frustrante como prometer algo e não conseguir cumprir. Isto pode causar em todos um sentimentos de fracasso.
 
Quinto Passo: Praticar e Desenvolver Habilidades
 
Uma vez que os recursos estão disponíveis e o conjunto das habilidades apropriadas foi identificado, explicado e demonstrado, é hora de praticar e aplicar o que foi aprendido. Para que o conhecimento evolua e se torne em uma habilidade, você deve praticá-lo e aperfeiçoar a habilidade com a ajuda de um coach, que pode garantir que você está praticando a nova habilidade e não o velho hábito.
 
Prática também permite que o coach identifique os pontos fortes e oportunidades de melhoria. Algumas ideias para reflexão:
- Como incentivar outras pessoas para o sucesso;
- Como a acompanhar de perto e quando deixar à vontade;
- Como manter os outros responsáveis pelo progresso. 

Sexto Passo: Reforçar Progresso
 
Progredir é uma coisa, mas se não houver provisão e manutenção, as pessoas podem rapidamente retornar aos velhos hábitos. Uma das maiores falácias que gestores possuem é a suposição de que, se as pessoas sabem alguma coisa, eles irão fazer isso. As pessoas não fazem o que eles sabem, eles fazem o que sempre fizeram.
 
Tente usar essas estratégias para intensificar as habilidades aprendidas:
- Capacitar as pessoas para obter resultados depois de terem aprendido novas habilidades;
- Dar o tipo certo de feedback;
- Ter acompanhamento;
- Lidar com questões de falta de desempenho;
- Lidar com erros e pessoas que saíram do caminho. 

Sétimo Passo: Recompensar
 

Uma das melhores maneiras para consolidar o crescimento e progresso é a recompensa. Um comportamento recompensado se repete, e o que se repete se torna hábito.
 
Mas a mudança pode ser desconfortável. É por isso que por vezes as pessoas voltam à antigos hábitos se a assistência e a recompensa não forem forças motivadoras. O hábito é mais forte do que o conhecimento. Para garantir que a mudança aconteça de forma rápida e contínua, crie você também o hábito de recompensar e homenagear.
 
Algumas das habilidades em que o coaching deve ser empregado nesta etapa do processo são: Elogio e conhecimento; Técnicas de feedback positivo; Reconhecimento dos pontos fortes e realizações das pessoas e; Credibilidade e impacto corretos na entrega. 

Coaching nunca foi moda, sempre foi avanço. O coaching é um processo que contribui para que pessoas e empresas atinjam resultados mais rápidos e de forma mais eficiente, em diversas áreas da vida e dos negócios. Sucesso profissional depende de disciplina e decisões acertadas.

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Fonte: Rangel Lima - Psicólogo Clínico, Palestrante e Mentor Comportamental


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